Páginas

domingo, 14 de outubro de 2018

WRITOBER 2018 | 14 | Tomar

Mariana
Diogo
Tomar
Fim da tarde

Aqueles dias pareciam uma fetch quest
Emprestar o telemóvel, passar a noite no Cais, ir a casa, ir à avó Quicas e correr para Tomar. 
A revelação da avó Quicas atirou com a neta porta fora e se não fosse a Bonna, teria pegado no carro e ir para Tomar à papo-seco. A voz sensata, mas firme amansou-a à razão e a aparição do Diogo colocou-a no lugar. Onde em Tomar? Porquê em Tomar? Como em Tomar? A avó ficou na cozinha – meio escondida, mas também a acabar o almoço para as miúdas e miúdos com clientes a chegar. 
A Bonna ofereceu-se como pombo-correio e voltou com mudas de roupa para os dois, lanche e um envelope com a morada e uns duzentos euros. Despediu-se com um abraço dado por duas e um beijo na bochecha. Ao Diogo deixou conselhos e o pedido para olhar por ela. Foram rapidamente à casa de banho e arrancaram minutos depois. 

E pronto, havia a personagem principal e a secundária, aquele que testemunhasse o desenrolar da trama.
O papel do Diogo era esse: observar e, às vezes, comentar, enquanto as personagens principais desbravavam terreno na sua narrativa pessoal. E a sua? Ou alguém que parasse para perguntar como estava. 
Para o melhor ou pior, não falava. E até acalmar, até o Diogo emudeceu. Tudo o que lhe tinham dito do acidente era mentira: o pai afinal vivia e tinha sido ele o culpado; tinha sido preso; eventualmente solto e agora vivia em Tomar. Isso não explicava a voz, mas eram passos que dava para longe do abismo. 
Quando a Mariana acabou a partida de Tetris mental e organizou as ideias, parou o carro num parque de merendas e escreveu ao companheiro toda a verborreia que se lhe acumulara nos cantos da boca. Oh, ela estava fodida da vida e com razão, não? O rapaz só podia imaginar. 

O GPS mandou-os para a zona residencial, longe do centro histórico. Pararam em frente a um prédio sóbrio, com canteiros arranjados pela administração do prédio e banquinhos para os velhotes. As únicas pessoas que se viam estavam a passear os cãezinhos e era bem possível que uma delas fosse o pai, mas o facto de ela ter continuado a andar disse-lhe que não. 
Empurraram a porta aberta do prédio e tocaram ao rés-do-chão direito. A música que escapava por baixo da porta fazia-a vibrar de tão alto que estava; de dentro ouvia-se a cacofonia do metal contra metal e guinchos lancinantes; e alguém a berrar ordens de comando. O Diogo deixou o dedo em cima da campainha até repararem. Demorou um bocadito até baixarem o som e ouvirem os passos a caminhar para a porta. Quase... 

Apesar de ser o pai da companheira, acho que o Diogo estava bem mais ansioso do que ela. Havia coisas que conseguia disfarçar como a respiração acelerada, mas a sensação de peso no peito e as correntes que se enrolavam às mãos eram mais difíceis de sacudir. Olhou para ela e o único tique que denunciava era o morder do lábio inferior. Os passos aproximaram-se, ouviram a dança das chaves e a fechadura a virar. A porta afastou-se e dois olhos gigantes surgiram do escuro; depois uma cara com um bigode e cabelo brancos de neve. O velho com óculos fundo de garrafa olhou a Mariana de cima a baixo, boca aberta de espanto ou de susto. 
Antes de o velho bater com a porta, o Diogo reparou na sua indumentária: uma t-shirt do Super Mario e uns calções que nem tentavam esconder as canetas que serviam de pernas. 
Estavam estúpidos a olhar para a madeira fechada. O Diogo bateu de punho fechado, ecoando no prédio. 
“Vão-se embora!” A música e os sons de batalha reapareceram e abafou-os.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Followers