A primeira chega-nos em forma de um vídeo promocional que se inspirou no cartaz publicado aqui.
E a outra novidade, maior e melhor, é o anúncio de um convidado de peso para o evento. Falo de Ian McDonald, o autor britânico de Ficção Científica que conta com um volumoso reportório e prémios no género.
Nascido em Manchester a 31 de Março de 1960, Ian McDonald reside desde 1965 em Belfast, na Irlanda do Norte. Foi publicado pela primeira vez nas páginas da revista irlandesa de ficção científica Extro, com o conto The Island of the Dead em 1982; e continuou a publicar ficção curta em revistas até ao lançamento do seu primeiro romance, Desolation Road, em 1988.
Desde essa data publicou mais de 20 romances e dezenas de contos, ganhando notoriedade pelos seus arrojados ambientes de ficção científica em países em desenvolvimento – como na premiada trilogia temática composta por River of Gods (2004), Brasyl (2007) e The Dervish House (2010), cuja acção futurista decorre respectivamente na Índia, no Brasil e na Turquia. Para além deDesolation Road, homenagem a Ray Bradbury, e das suas duas sequelas, The Luncheonette of Lost Dreams (1994) e Ares Express (2001), na sua bibliografia merecem ainda destaque romances como Towards Kilimanjaro (1990), Chaga (1995),Planesrunner (2011) ou Be My Enemy (2012). Lançou ainda a novela gráfica Kling Klang Klatsch (1992) com arte de David Lyttleton, ilustrador do The Guardian.
Ian McDonald foi nomeado várias vezes para os prémios Hugo, Nébula, Arthur C. Clarke e Philip K. Dick. Em 2007, conquistou o Nébula na categoria de “Melhor Noveleta” com The Djinn’s Wife; venceu por quatro vezes a categoria de “Melhor Romance” na British Science Fiction Association (BSFA); conquistou o prémio Philip K. Dick na categoria de “Melhor Colectânea” com a fantasia King of Morning, Queen of Day; e venceu o prémio Theodore Sturgeon com Thendeléo’s Story.
Ian McDonald estará presente no Fórum Fantástico 2013 através de uma parceria do evento com a editora ASA/Leya.
Texto elaborado pela equipa do Fórum Fantástico, onde poderão encontrar mais informações.
Sem comentários:
Enviar um comentário